quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Capota Marítima...

Depois de muito pesquisar, observar e esperar, no final de 2009 tive que colocar a capota marítima. Com as minhas pickups anteriores eu nunca havia ficado tanto tempo sem uma capota, mas agora já não dava mais. Primeiro porque sempre existe aquele engraçadinho que pensa que caçamba de pickup é lixeira ambulante, cheguei a encontrar 8 (oito) latinhas de cerveja jogadas dentro dela. Depois porque a capota precisava estar fechada para a viagem do final do ano.

Por isso, acabei colocando uma capotinha mais cara, mas, aparentemente, com uma qualidade superior às demais. Ela está sendo vendida pela concessionária FIAT aqui de Presidente Prudente por R$450,00. Cheguei a pesquisar diretamente com o fornecedor, a BrasilCap, que pediu R$350,00 mais o frete (a empresa é de Minas Gerais). Preferi chorar com a FIAT e consegui baixar para R$420,00. Melhor do que depois ter que pagar pra alguém colocá-la. E, deste modo, tenho para quem reclamar caso dê algum problema.

A capota é bonita e bem feita. Abaixo fotos extraídas do site do fabricante. A versão que coloquei não possui fechadura. Um diferencial importante é que as travessas (são essas mostradas na foto abaixo), que mantém a lona esticada, são enroladas junto com ela. Isso elimina diversos inconvenientes. A lateral é relativamente aberta, fecha-se apenas em três pontos de cada lado. Internamente, possui duas travas (uma de cada lado), que precisam ser puxadas para que a capota abra, o que impossibilita a abertura com a tampa da caçamba fechada. Além disso, dois dos três suportes originais para corda de cada lado são mantidos virados para dentro.





Estou gostando muito dessa capota e recomendo a quem quiser colocá-la.

Quando tiver um tempinho para lavar a stradinha coloco fotos dela com a capota nova.


Fabricante:
BrasilCap
Telefone: (31) 3042-0653
http://www.capotasbrasil.com.br/

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Primeira viagem longa...

Na passagem de ano de 2009 para 2010 fiz a primeira viagem de média duração com a stradinha. No total foram cerca de 4.000km. De Presidente Prudente/SP à Itaúnas, litoral norte do Espírito Santo. Com paradas, na ida e na volta, em São Paulo, a pickupezinha aguentou numa boa 21h praticamente sem parar para ir e 18h para voltar. As horas a mais na ida foram devido à um congestionamento de quilômetros para cruzar a cidade do Rio de Janeiro, a Ponte Rio/Niterói e sair de São Gonçalo.

Mesmo debaixo de uma chuva intensa e andando devagar no trânsito, não tive reclamações a dizer sobre a strada. Aguentou muito bem. Pelo contrário, só tenho tido boas surpresas.

Foi um bom teste para as viagens longas que esse carrinho deverá passar comigo...

Logo mais posto sobre a nova capota marítima.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Primeira troca de óleo...

Depois de muito tempo, volto a postar novamente.

No final de dezembro a stradinha completou seus 7.500 quilômetros iniciais. Procurei a concessionária de Presidente Prudente para realizar a troca de óleo e qual não foi a minha surpresa terem pedido R$180,00 para troca do óleo, filtro de óleo e filtro de combustível. Como estava de viagem à São Paulo, resolvi procurar a loja onde já costumava realizar esses serviços por lá. No entanto, antes de começar a troca, o atendente me alertou que algumas concessionárias FIAT dizem que se a troca de óleo não for realizada em uma concessionária, a garantia está perdida... Sem-vergonhas...

Pra mim é apenas uma prova da ganância dos gestores de algumas concessionárias. Não há porque perder a garantia dessa forma. Ademais, a troca de óleo nos 7.500 quilômetros nem sempre é obrigatória, segundo o próprio manual.

Como a loja não possuía filtros iguais aos originais, então resolvi realizar apenas a troca do óleo, de maneira que, na revisão de 15.000 quilômetros, a concessionária não teria como saber onde a primeira troca foi feita.

Enfim, foram colocados 3 litros de óleo Selênia (igual ao original) 15W40. Um total de R$75,00. E as trocas dos filtros ficou para a primeira revisão (o manual diz que devem ser trocados somente aos 15 mil mesmo).

Logo após a troca, realizei uma viagem de cerca de 4.000 quilômetros, de maneira que já chegou aos 12 mil. Em pouco tempo chegará a "facada" da primeira revisão.